Estamos conectados! Sarazanmai e a narrativa transmídia


Sarazanmai é um dos atuais animes da temporada que já chegou causando um rebuliço por seu… festival de exposição de orifícios anais? Devido a sua abordagem chocante e ao seu provocativo e inquietante diretor - Kunihiko Ikuhara (Utena, Mawaru Penguindru, Yuri Kuma Arashi), o anime logo se tornou um balacobaco de agitações frenéticas na internet de reações aos buraquinhos dos sapinhos.

Porém além de ser um jogador de elementos visuais e cartadas de narrativa que estão submersas por símbolos e analogias, o que o senhor Ikuni aprontou para essa novidade de 2019 não é só o choque provocativo de ânus jogados na tela à 1km/h, como também todas as letras que soletram a palavra conexão.

Conexões numa era de internet é um tema que tem tudo a ver com a atualidade, e o anime do Ikuhara não deixa de repetir isso com os personagens sempre carregando seus smartphones e batendo papo na internet, enquanto realizam suas missões pela cidade.

✧✧✧✧

Mas qual a relação entre eu, você e Sarazanmai, fora da TV?


Quando falamos em crossmedia, estamos falando de mídias que servem como um complemento ou transportam para outra plataforma um produto. Por exemplo, Sarazanmai tem um mangá, anime e livro. Dependendo da relação entre eles, o que os liga pode ser somente a mesma história contada por outros meios.

A divulgação e manifestação de um produto em diversas plataformas atualmente também se verifica, mais do que como um canal a mais, nas redes sociais. Percebemos vários produtos que consumimos fazendo uso do instagram e twitter para tornar a experiência de consumo mais envolvente, como séries, filmes e também outros animes e quadrinhos.


O que acontece com Sarazanmai é como a conta do twitter dos personagens Reo e Mabu pode ser interessante pros estudos de transmídia, principalmente por seu envolvimento temático e não por ser reduzido somente a um ambiente de publicidade, não excluindo aqui toda intenção de venda dessa animação, visto que isso gera interesse e repercussão.

No entanto apesar de Sarazanmai se espalhar por esses veículos, ele não se limita a uma experiência completamente fechada ou complementar, pois podemos verificar que o que acontece com Sarazanmai pode ser caracterizado como narrativa transmídia.


Surge a necessidade da narrativa transmídia quando se é buscado para além de um maior envolvimento entre o consumidor e o produto, uma espécie de continuidade e cruzamento entre uma mída e outra, como se o que acontecesse na conta do twitter, afetasse, fizesse referência ou influenciasse o que estivesse acontecendo na série.

Tendo o twitter como plataforma escolhida para performar essa ação, a narratividade se dá por meio da própria estrutura de linha do tempo, observando que a conta surgiu meses antes do anime estrear, como se o que acontecesse fossem eventos precedentes ao que se é exibido na animação, sendo possível teorizar a respeito do que estava acontecendo na história antes.

Sendo usada dessa forma, a conta então funcionou - até agora - de outubro de 2018 a março de 2019. Narrativamente, no começo os personagens apenas postavam selfies,  suas patrulhas na cidade e diversas palhaçadas. Porém com o anime próximo de estrear, os personagens começaram a receber cartas e as coisas foram ficando muito estranhas. E no final, eles saíram do twitter para fazer outras coisas. É com a conta do twitter que dá para perceber que antes de os personagens começarem a receber cartas, tudo estava aparentemente normal.




E o que há de interessante em relação ao tema do anime e sua conta do twitter, é sobre como nós nos conectamos aos personagens, e como eu me conecto com outras pessoas através dessa conta. Podemos refletir sobre como essa conta foi criada para nós, eu e quem mais estiver assistindo, nos conectarmos e podermos formar teorias, formando um vínculo que é toda temática do anime. Essa brincadeira, além de uma jogada de marketing, também é narrativa!

Nós estamos conectados por Sarazanmai!

UPDATE:
13/06/2019 - SPOILERS

Todos os tweets dos personagens foram removidos após a exibição do marcante episódio 10, em que os personagens foram "apagados". A última mensagem antes da remoção foi "eu sempre te amei e pra sempre vou te amar", quando é revelado que o personagem Mabu não poderia declarar seu amor explicitamente com palavras.


O último tuite, de Mabu.



Mensagem do diretor no momento em que as mensagens foram apagadas.

A conta vazia.

Após a exibição, Sarazanmai e outros termos relacionados ficaram nos tuites mais comentados do Japão.


Perto de seu final, Sarazanmai se mantém como uma experiência coletiva.

Seguinte
« Prev Post
Anteriores
Seguinte »

✧ Como eu compro coisas pela internet