Álbuns ilustrados e inspirados por Hugo Pratt

Hugo Pratt, além de ser o grande autor de Corto Maltese, Ernie Pike e diversos outros, também ilustrou capas de LPs. Hoje é dia de lista aqui no blog!

Irei comentar álbuns que eu já conhecia, e os últimos serão basicamente só uma listagem. Vamos começar pelo álbum brasileiro famosíssimo e aclamado… o homônimo de Gal Costa!

Gal Costa - Gal Costa (1969)
Eu não sei como um chegou no outro pra rolar essa arte, mas quem sabe um dia nós conseguiremos descobrir. O que consigo imaginar é a relação já previamente existente entre o autor e o Brasil, sobre suas viagens aqui e sua passagem no nordeste.

Relação entre ambos a parte, esse álbum faz perfeito sentido com o próprio Corto Maltese, que assim como o autor, também passou pelo Brasil: pela Bahia.


Além de Gal Costa ser também uma musa - um dos elementos mais marcantes do quadrinho - o álbum é marcado logo de começo com a famosa canção “Não Identificado”, que assim como na entrada do filme Bacurau, é um grande zoom in do mundo para o nordeste. E assim ele vai nos guiando para as outras músicas como a interpretação de Sebastiana, canção de Luiz Gonzaga - até o as menos localizadas e grandes hits como “Divino, Maravilhoso”.

Tango - Trio Esquina (1998) e Les Tangos de Corto - César Stroscio & Esquina (2002)


Sobre Tango, nós já escrevemos um post antes. Para acessá-lo, clique aqui. Este álbum acompanha a edição do quadrinho Tango de Corto Maltese, história que se passa na Argentina.


É composto pelo Trio Esquina e embala esse arco da história com muita maestria. Em especial, Corto Y Louise e Ojos Negros são as faixas favoritas da autora que vos escreve, sem deixar de mencionar, é claro, Siempre Paris e Decarissimo.

Quanto a Les Tangos de Corto, este álbum é uma coletânea com algumas faixas do álbum Tango e algumas interpretações de César Stroscio de Tangos já conhecidos. O autor já havia falecido à altura.

Concert Chez Harry - Nino Ferrer (1996)
Esse álbum é do show ao vivo de Nino Ferrer, que é um famoso cantor italiano conhecido por transitar em diversos estilos tais como jazz, pop, rock, e até rock progressivo. Nele encontramos várias de suas músicas mais famosas como Le téléfon, Blues en fin du Monde e Le Sud.

Aqui também tem a faixa “La Rua Madureira”, que conta a história de uma mulher que morava na R. Madureira no Rio de Janeiro e que era interesse amoroso do narrador romântico. Só que na música ela acaba sofrendo um acidente de avião e fica apenas a triste lembrança do cantor. É inspirado numa história real. É um álbum de lançamento póstumo a data do artista.

Notes de voyages - Les musiques de Corto Maltese (2009)
Este álbum está permeado de músicas que servem para entornar a ambientação das histórias de Corto Maltese. São 3 CDs com músicas já conhecidas que combinam muito bem com a leitura do quadrinho.
Pratt, tendo falecido já há mais de uma década desse lançamento, não teria sido encomendado para ilustrá-lo - porém a arte é de origem de um de seus quadrinhos.
As músicas funcionam como uma espécie de mapa geográfico e esotérico de aventuras, com músicas de vários lugares do mundo - incluindo aqui também até “Vem Morena”, de Luiz Gonzaga.


A Corto-Maltese - Ogoun Ferraille (1972)
Ogoun Ferraille é um grupo francês de Jazz. O som do álbum é bastante animado e embala bem o quadrinho, no entanto é bastante difícil de encontrar.
Parece bastante com som de trilha sonora, o que serve muito bem para o quadrinho, e pra isso conta com uma estrutura bem equilibrada de técnica e diversão.
A ilustração de capa remete as primeiras histórias de Corto Maltese, como a Balada do Mar Salgado, com Pandora e o Maori.


Jazz Septet - Ogoun Ferraille (1973)
A capa não é de Pratt, porém tem duas faixas sobre o quadrinho. Bouchée Dorée e Ballade pour Corto Maltese.
Corto Maltese- Sylvia Fels - 1974
“Coooooorto Malteseeeeee, cooooorto malteeeese!”
É uma música muito conhecida que é basicamente uma narração e gritos e coro com o nome do personagem.

Mari del Sud - Sergio Endrigo (1982)
Baladas italianas que mostram o lado romântico e solitário de Corto.
How do You Feel - Jesuit Joe OST (1991)
Trilha sonora do filme de Jesuit Joe, adaptação do quadrinho homônimo de Hugo Pratt.

Cancan - Lio (1988)




Músicas pop de tema nostálgico da cantora portuguesa Lio, com letras em francês.

Os próximos estão como mostra de listagem, a maioria eu ouvi apenas poucas faixas ou conheço pouco a respeito. Fica aqui o convite para os descobrirmos.

Fanakalo - Quilombo (1994)

Afro-jazz de inspiração sul-africana e brasileira. A capa é uma aquarela de Pratt.
Le Canzioni de Toto - Malla Femina

Músicas em italiano de melancolia e romance. Artes de Pratt.
L’errance - Marc Robine (1989)
Ilustrado com uma bela aquarela de Pratt. Músicas em francês.
Parole D’Amore scritte a macchina - Paolo Conte (1990)
Nanquim de Pratt. Músicas em italiano e em inglês (a autora recomenda esse álbum).
Sauvagerie Courtoise - Sylvie Courvoisier Quintetto (1994)
Jazz francês ilustrado por uma aquarela de Pratt.
Viva Mama Nera - Mau Mau (1996)
Possui uma homenagem a Hugo Pratt e Corto Maltese. Aqui é focado no tema marítimo.
Jairo - Balacera (1999)
Possui uma faixa com o nome “a Balada de Corto Maltese”. A música parece um tema, narrando as aventuras, a melancolia e sua passagem na argentina.
Alentejanas e Amorosas - Vitorino (2001)
A capa é de uma ilustração de Corto que creio ser de A Fábula de Veneza, mas aqui temos uma homenagem diferente a Pratt: um clipe inspirado em suas artes chamado “Alentejanas e Amorosas”, sobre as mulheres. É em português de Portugal.


Dedicato a Marilyn (1990)
Milo Manara
Hugo Pratt
A capa deste álbum é de Milo Manara, o verso/encarte é de Hugo Pratt.


Carpe diem - Isabelle Antona (1992)
Cantora francesa. O som do álbum é uma bossa com algumas músicas em português e espanhol. Possui uma faixa inspirada em Corto Maltese em que fala sobre o lado romântico - em francês.
Maltese in Musica (?)
Compilação de músicas de rock.
Useless - Johnny Hazard (1985)
K7 com arte de Corto na Sibéria. Músicas de eletrônica e rock, experimental. Parece bastante com algumas de Nick Cave em Current 93, com narração.
Corto Prende le Large - Isabelle Antona (1992)
Títulos desenhados por Pratt.
L'alphabet du plaisir - Isabelle Antona (2001)
Corto prend le large também está presente nesse álbum. A faixa se repete nos 3 citados dela aqui.
filactera - Mário Delgado (2002)
Álbum de Jazz pelo português Mário Delgado. Possui uma faixa dedicada a Corto e Pratt. Possui também uma homenagem a Enki Bilal, famoso quadrinista francês.
Lost innocence - Roy Maclean (2016)
Recorte de arte de Pratt na capa. Músicas pop-rock.
La Cour Secrète des Arcanes - Franco Piersanti (2002)
Trilha sonora do filme de animação “Corto Maltese na Sibéria”. Aqui prevalecem músicas conhecidas na série e temas marítimos e de aventura.

Apesar de o desenho de Corto Maltese ter sido exibido aqui no Brasil entre 2012 e 2015, o quadrinho ter sido publicado aqui por várias editoras (incompleto e irregular) e a história ter passagens em nosso país, nota-se que apesar de conhecido, nunca chegou a ser popular por aqui.

Ainda assim, diversas músicas de artistas de vários países costumam mencionar a passagem do personagem em nossa terra.

Pourquoi l'amour a-t-il ce gout amer?
Et comment tourner la page quand corto,
Corto, quand corto prend le large?
- Corto Prend Le Large - Isabelle Antena

Seguinte
« Prev Post
Anteriores
Seguinte »

✧ Como eu compro coisas pela internet