Talvez para
melhor leitura desse texto, eu deva introduzir brevemente os pares românticos
principais de Nadja. Ela é apaixonada por Keith e Francis, dois irmãos gêmeos
que são igualmente apaixonados por ela. Um deles a salvou naquela noite do
incêndio. Um deles é o ladrão chamado de Rosa Negra. Um deles é um rico
benevolente que faz doações e caridade para os mais necessitados.
Esse anime
possui 52 episódios recheados de histórias infantis e situações bastante previsíveis,
mas apesar disso essa animação ainda possui alguns momentos bastante memoráveis
que costumam acontecer não com a protagonista, mas com os personagens ao seu
redor.
Dentre esses
momentos que se desviam um pouco de seu público-alvo, devo citar a história de
um dos membros da trupe – um palhaço – que cometeu um crime e por isso foi
preso, deixando para trás sua mulher e filho. Anos mais tarde, ele encontra sua
mulher vivendo com outro homem e está feliz assim. No final ele aceita o relacionamento e que não poderá mais estar com seu filho.
Além disso, o anime ainda retrata alguns outros relacionamentos que não deram certo, como o da cantora da trupe e um trovador viajante.
Além disso, o anime ainda retrata alguns outros relacionamentos que não deram certo, como o da cantora da trupe e um trovador viajante.
Outro momento interessante de citar são
os episódios que envolvem o toureiro e sua ex. Esse era um toureiro muito feliz
que possuía a mulher de seus sonhos, porém ele ainda não havia feito sucesso considerável
e por isso foi abandonado por ela. Anos mais tarde ele estoura e ela decide
correr atrás dele, e Nadja – como intermediadora da relação – acredita que a
felicidade espera eles dois. Porém eles não estão felizes um com o outro. O
toureiro não se sente satisfeito apesar de ter a mulher que sempre quis, e ela
não se sente contente mesmo conseguindo todas as conquistas materiais que
desejava. O homem se mostra depressivo e com comportamento suicida, desejando
que às vezes estivesse no lugar do toureiro e fosse perfurado por ele (é uma
fala verídica do anime, não foi poupada nem na dublagem) e que preferia morrer
em seu lugar. Confusão vem, confusão vai, e Nadja consegue resolver o
emaranhado desse relacionamento. Até que, no primeiro dia que o toureiro
reconquista sua felicidade de viver, ele é atropelado. Fim.
Essas foram algumas passagens que
considero destoantes do resto do anime. No entanto há ainda um outro momento
que me faz brilhar os olhos tanto por sua direção e encanto passado, porém que
ainda considero estranho. Talvez, caso você conheça a fama de Nadja, ela era
uma garotinha de 13 anos que parecia bastante infantilizada e se envolvia com homens
que pareciam serem mais velhos uns 20 anos a mais que ela, não é? Bom, apesar
disso, os pares românticos principais dela deveriam ter 15 anos. O que me causa
estranhamento é só uma questão de aparência, mas enfim. Achei que seria
interessante comentar isso. Engraçado que a voz em japonês dela é bem madura em relação a dublagem brasileira, enquanto que as vozes de Keith e Francis são mais joviais do que as dubladas.
Enfim, no episódio 26 (cujo diretor
de animação é o Mamoru Hosoda), somos apresentados a uma Nadja em sua mais pura
inocência e encantamento com a vida. Ela fica bastante incomodada quando ninguém
da trupe se interessa em sair de casa com ela num dia na Espanha. Acontece que
é Siesta, um dia muito quente na Espanha cheio de mormaço que preenche todas as
pessoas de preguiça por causa da temperatura. Então, por isso, eles acabam
tirando uma soneca no meio da tarde. O resultado disso é um dia fabuloso cheio
de luz e sombra.
No entanto Nadja deseja explorar
Granada, e por isso sai sozinha. Ela está andando pela cidade sem um rumo entre
suas sombras, pensando no homem que ela ama – apesar de ela não saber ainda que
são duas pessoas diferentes. Ela acaba encontrando o seu prometido que a
resgata seu broche roubado por uns ladrões no meio da rua.
E então Nadja começa a curtir o dia
com seu amado, que ela acredita ser o Francis, entre as sombras da Siesta e os
lindos cenários da Espanha... No começo do encontro ela se mantém bastante
animada, mas conforme vai se aproximando do homem que ela gosta, ela vai ficando
cada vez mais calada.
No início, ela mantém seus pés voltados para a luz em uma posição mais elevada do que ele, enquanto que o rapaz, que está distante dela e nas sombras, está com o rosto sempre voltado para baixo. No decorrer do episódio vão ocorrendo diversas variações sobre quem recebe a luz e quem recebe a sombra, mas é sempre denotando que a luz é um sentimento mais de exposição enquanto que a sombra é mais intimista.
No início, ela mantém seus pés voltados para a luz em uma posição mais elevada do que ele, enquanto que o rapaz, que está distante dela e nas sombras, está com o rosto sempre voltado para baixo. No decorrer do episódio vão ocorrendo diversas variações sobre quem recebe a luz e quem recebe a sombra, mas é sempre denotando que a luz é um sentimento mais de exposição enquanto que a sombra é mais intimista.
A relação dos dois vai se moldando
entre as danças da Nadja e Clair de Lune,
até o momento em que o rapaz a presenteia com o caleidoscópio de sua mãe. Nesse
momento, ela tenta enxergar com os olhos dele através do caleidoscópio, e ela
revela que ele está diferente dos outros dias. Ela começa a perguntar quem ele
era, como ele poderia mostrar faces tão diferentes e o quão isso era dolorido
para ela. No fim, ela admite que prefere ele naquele dia do que todos os outros
em que ela o viu antes. Ela prefere a pessoa que ele é agora.
Com o badalar do sino que anuncia a
chegada da noite, eles caminham pela cidade como um casal. No meio da multidão
e das sombras, Nadja revela seu amor por ele e acaba encontrando um homem
exatamente igual a ele – seu irmão.
Acontece que o homem com quem ela
esteve durante todo o dia não era quem ela pensava. Sobre a iluminação em sua
face, ela descobre que eles são duas pessoas diferentes. Até que o seu parceiro
do dia põe uma máscara e é revelado a ela que na verdade esse homem era Keith,
o Rosa Negra, o que a faz ter uma reação bastante confusa pois ela acabou se
declarando pela face que ela descobriu hoje desse homem. No entanto era uma
mentira, apesar de não o ser.
Esse foi um recorte sobre o que
aconteceu durante esse episódio, discuti alguns aspectos da luz e sombra
usados, porém gostaria de ressaltar a importância que esse recurso possui como
complemento narrativo a partir do momento em que há uma transitoriedade entre a
Nadja que está cega por seus encantos e paixões e a Nadja que percebe a farsa
que estava vivendo.
Outro atributo que devo explanar é
que Keith tinha plena consciência, durante todo episódio, de que ela sabia que
não era ele a quem Nadja estava se declarando. Ele sabia que era ao seu irmão
desde o começo. Mesmo assim, ele tenta se manter no controle da relação que ali
está sendo firmada, afirmando coisas como “os sentimentos que você possui
agora, são sem dúvida, sentimentos direcionados a mim”. E talvez seja isso que
o uso das sombras represente sobre ele – a plena consciência de que ele a
estava enganando para conseguir atingir um objetivo, afinal a luz praticamente
só cai sobre ele no momento em que a verdade é revelada.
No final, Nadja é deixada sozinha
perante a multidão, como uma passagem entre a inocência que ela mantinha
durante aquela paixão e a percepção de que ela estava sendo enganada.
Esse foi um comentário sobre como a
direção de luz e sombra pode alterar a leitura da situação e complexidade
interior dos personagens e como ela pode servir como recurso narrativo. Mesmo
que alguns de vocês possam não ter interesse algum em Nadja, espero que esse
meu diálogo tenha servido como contribuição técnica ou de apreciação de obra.
✧✧✧✧✧
✧ Esse post foi motivado principalmente devido ao anúncio do lançamento da Novel que vai se passar no momento em que Nadja completa 16 anos ✧
E vocês, em que mais animes, filmes,
quadrinhos, etc, sentem que a luz, sombra, cores, climatização e demais
apresentações estéticas possuem algum significado na interpretação da obra?
Não perca atualizações
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