Saikano - Clube de Leitura

este texto faz parte do desafio do clube de leitura realizado no final de dezembro/18 e início de janeiro/19

✧✧✧

Saikano conta a história de dois adolescentes recém namorados, Shuji e Chise. Porém, o que daria uma história simples de romance acaba virando uma história trágica, Chise na verdade é uma arma humana, construída pelas Forças de Autodefesa do Japão, capaz de matar milhares de pessoas e fazer uma cidade inteira desaparecer em segundos.

O foco principal é o desenvolvimento do casal, superando obstáculos e sentimentos conturbados, mas o cenário em geral é de uma interminável guerra, que ninguém nem sabe ao menos qual o motivo deles estarem lutando. Portanto, além do sufoco de evidenciar o sofrimento da relação de Shuji e Chise, também são apresentados as consequências que a guerra causa, da perda de um amigo, falta de recursos (remédios, comida, etc), ver cidades destruídas, o sentimento de impotência perante o cenário, e até mesmo o modo de como as pessoas acabam lidando com a situação, tentando levar uma vida normal e se distraírem da desgraça.

No geral, para quem só tinha conhecimento de Saikano por causa das vinhetas do Animax (e porque é o mangá preferido do meu amigo secreto), me surpreendeu e acabei achando interessante. Confesso que o começo foi difícil de ler por conta do casal principal, com seus dramas, além da falta de comunicação dos dois, mas quanto mais chegava ao final, mais achava intrigante como os personagens tiveram que lidar com os acontecimentos. Apesar de passar nervoso com os adolescentes, achei os personagens humanos, tomando decisões erradas e sofrendo as consequências, não há heróis nem vilões na história.

Outra coisa que me fez gostar também foram as notas que o mangaká escreveu no final. Explicando como a história surgiu de forma simples em uma viagem de trem, como ele acabou se apegando emocionalmente com os personagens, chegando a ficar triste por dias quando um deles morria, e o seu processo de desenvolvimento de personagem, que é praticamente jogar os personagens na história e deixá-los decidir suas próprias escolhas (criei simpatia porque costumo fazer isso também). Enfim, Saikano não é apenas só uma história sobre romance, mas também sobre perda e destruição, definitivamente não é um mangá para você ficar feliz.



A alegria de uma mãe (gostaria que os pais do Shuji tivessem aparecido mais)
- Você não fez nada por mim? Seu bobinho.
"Então eu sou um idiota"
- Bobo.
Você está vivo.
E é o meu filho.

✧✧✧

Saikano é um mangá dos anos 2000 escrito por Shin Takahashi e publicado na Big Comics Spirits.
Mangá escolhido por Ian, e lido por Taisa.
Seguinte
« Prev Post
Anteriores
Seguinte »

✧ Como eu compro coisas pela internet