Spirit Circle, Shimanami Tasogare e Makai no Ossan - Clube de Leitura

Este texto faz parte do desafio do clube de leitura realizado no final de dezembro/18 e início de janeiro/19 

 ✧✧✧✧



Spirit Circle, Satoshi Mizukami
Publicado na Young King Ours
Escrito por Sarah, escolhido por Saymon


Spirit é um mangá seinen de Mizukami Satoshi que conta, entre várias outras, a história de dois adolescentes, Fuuta e Kouko, que parecem destinados a serem forças opostas, eternamente em combate.

O mangá é tão, tão, tão, tão mais do que eu esperava. É uma jornada - múltiplas jornadas, várias histórias diferentes compiladas numa só, formando algo maior que o próprio universo. Mas é complicado de falar de Spirit Circle, porque ele funciona melhor na base da surpresa. Não tem como falar extensivamente sobre a história sem revelar tudo, e a falta de conhecimento prévio é um elemento chave da experiência de Spirit Circle. Então vou falar do arco que, ao meu ver, mostra as garras da história e a o que o autor realmente veio. o arco que mudou totalmente minha visão do mangá.

A história do Vann.



Vann é um jovem cavaleiro de uma família nobre, enviado junto a mais dois cavaleiros experientes numa missão de matar uma suposta bruxa. Ele pede para matar a bruxa ele mesmo, e a enfrenta sozinho. Vann sucede, mas antes de morrer, a bruxa o marca com uma pedra quente e o amaldiçoa. Por causa da maldição, Vann é expulso da ordem dos cavaleiros e de sua família, e decide mudar-se pra longe, cheio de ressentimento pela bruxa.

Ele vive uma viva solitária e miserável, até que um dia um assassino chega pra matá-lo, pelas ordens de seu irmão mais novo, que teme que Vann tenha intenção de reclamar seu lugar como patriarca. Mas o assassino se junta a Vann, quando esse o oferece o dobro do que seu irmão pagou, e passa a viver com ele. A amargura de Vann deixa que ele apenas tolere o assassino, mas sua vida é melhor com ele. a vida segue com os dois, até um padre herege não-ordenado em fuga aparecer na porta deles e se juntar a eles também. E o padre vem com um aprendiz a tiracolo, então agora é o dobro de pessoas vivendo juntas. Vann, o assassino, e o padre vivem uma vida alcoólatra e descuidada, mas tranquila e ok, pra 3 coroas resignados à miséria. O pobre aprendiz é o único com juízo. Eventualmente, o assassino e o padre morrem, e o aprendiz, sem o mestre, parte pra seguir sua vida. 

Vann fica sozinho de novo, deixado aos seus pensamentos. Até que um dia alguém deixa um bebê na sua porta. Sem sucesso em achar um lar para a neném, ele decide cuidar dela, e se muda pra uma fazenda, onde trabalha em troco de comida e teto. Vann não demora a se apegar à garotinha, e gradualmente vai mudando de vida e comportamento, deixando vícios e ganhando vontade de viver. Ele se torna um pai exemplar, com uma filha exemplar.

Quando sua filha já está adolescente, e Vann numa idade avançada, eles partem juntos numa viagem em busca de um marido para a garota, e... Se quiser saber como termina, vai ter que ler!




O arco do Vann mudou totalmente o tom, e me fisgou de vez. Que história ótima. Que narrativa excelente. Foi especialmente marcante como ele ficou em choque depois de matar a bruxa, como foi retratado. Parecia que o espírito dele tinha quebrado. Ele fez algo tão horrível, foi tão rápido e forte. Vann saiu da casa da bruxa com o olhar morto e uma canção popular nos lábios, com a cabeça da bruxa nas mãos. Uma imagem tão forte e eficiente.

Todo o resto da história do Vann foi igualmente marcante. As duras realidades de uma vida miserável, e alguém que se resignou depois de tantos golpes. O alcoolismo. O aceitar de uma companhia que ele não necessariamente gosta, porque é melhor que passar a vida sozinho. A falta de qualquer propósito ou sequer vontade de viver, e não apenas sobreviver.

Até chegar sua filha. como ele muda, como acontece tão gradual e naturalmente, sem ele sequer perceber. Ela vira a razão de viver do vann, e ele lembra de como era quando jovem. Quando sua maior vontade era proteger as pessoas e ajudar quem pudesse. E agora ele tá aqui, já na meia idade, tendo uma segunda chance de viver e ser quem era há tanto tempo. Ele tem uma pessoa, uma vida inteira, por quem ser responsável. É ele o maior fator na vida da Rei, se ela cresce bem e saudável, se é uma boa pessoa ou não. E o Vann gradualmente aprende a ser um pai excelente, gradualmente a chama da vontade de viver reacendendo e crescendo. Ele nem sequer percebe quando para de beber. Tudo era pela sua filha. Tudo era para sua filha.


Uma história tão grandiosa, tão humana, profundamente humana, e tão marcante, contada em apenas três capítulos. Não acredito que qualquer um conseguiria suceder nesse desafio. SHOW, MIZUKAMI!!
 
✧✧✧✧



Shimanami Tasogare - Yuhki Kamatani
Publicado inicialmente na Hibana, posteriormente na Manga One/Ura Sunday
Escrito por Luk, escolhido por Mochi


Shimanami Tasogare, não conhecia o mangá nem mesmo a mangaká e olhando por cima até achei que se tratava de um drama colegial mais genérico, um shoujo qualquer. Mas nas primeiras 2 páginas meus achismos caíram por terra. O que eu li foi uma história extremamente bem contada e singela, quebrando diversos paradigmas do LGBT para pessoas leigas e até para pessoas que acham que sabem alguma coisa. Quase um texto escolar de tão educativo, e excelente em termos de narrativa e ilustração, que conseguiu extrair suspiros de preocupação e lágrimas a cada cena dramática, mostrando o peso e a angústia na vida das personagens, assim como suas alegrias e determinações.


Deixo os louros para Tchaiko-san, vulgo Illya, meu personagem favorito e o mais velho dentre os protagonistas, que mostra que o amor não tem idade, que a empatia e a felicidade podem ser alcançadas a qualquer tempo, e que mesmo assim, pode-se aprender coisas novas e se arriscar para alcançá-las. Leitura ótima, super recomendada. E para fechar com uma frase traduzida literalmente por quem aqui escreve:

“Eu só quero ser feliz com a pessoa que eu amo, o que tem de errado nisso?”.


✧✧✧✧



Makai no Ossan - One
Publicado na Tonari Young Jump
Escrito por Morty, escolhido por Yuuya


Makai no Ossan é uma webcomic criada pelo ONE, mais conhecido por criar One Punch Man e Mob Psycho 100. Teve 370 Capítulos, mas cada um só tem uma página ou duas, quando tem mais é porque alguma coisa mais séria no enredo acontece. Pois bem, ler esse mangá foi… Uma experiência.

O mangá basicamente fala sobre uma família que vive no submundo. Coisas “normais” se misturam com coisas “monstruosas”. Como é um mangá de comédia gag curto, ele é leve de ler, e eu amo como o efeito cômico acontece em quadrinhos pequenos como esse. Eu não curti o fato de terem umas piadas com assédio sexual que me deixaram desconfortável… Foram poucas em 370 capítulos, mas ainda é chato esse tipo de coisa. Os personagens são bem legais no geral, eu gosto das dinâmicas e dos poderes deles, e como cada um interage em duas páginas por capítulo. Uma coisa interessante é que uns capítulos completam outros e às vezes a gag se torna maior ainda. Eu gosto bastante do estilo do One e como ele desenha as expressões dos personagens. Minha personagem preferida com certeza é a irmã do protagonista, a Hitomi, que sempre que chora sai raio laser do olho dela.

Makai no Ossan foi interessante de se ler, seus mini arcos foram bem empolgantes e o final foi feito de forma bem satisfatória.
Seguinte
« Prev Post
Anteriores
Seguinte »

2 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
27 de janeiro de 2022 às 18:43 delete Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
yamalpadberg
AUTHOR
27 de fevereiro de 2022 às 20:06 delete Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar

✧ Como eu compro coisas pela internet