✧ Da infância à maturidade: o horror do misterioso Mugen Mamiya


            Acompanhar um personagem desde sua infância até a idade adulta é uma das melhores experiências que podemos ter como leitores, principalmente se for uma mudança gradual ou que possua poucos timeskips. Ou também, quando acompanhamos não só o crescimento físico, mas o desenvolvimento da própria personagem, além do próprio artista em suas habilidades narrativas e de desenho. Recentemente, isso está sendo vivido pelos fãs de Naruto: anos e anos de publicação e o personagem, apesar dos pulos de tempo, cresce praticamente com o leitor, principalmente aqueles que eram seu público-alvo desde o princípio. No mangá, acompanhamos o protagonista desde seus aproximadamente 12 anos, até a fase adulta.

            Em Mugen Shinshi, somos apresentados ao jovem Mugen Mamiya, um detetive que é filho de uma família nobre e que possui a habilidade da telepatia, conseguindo ler a mente das pessoas ou induzi-las. Nas histórias somos transportados para diversos outros países, e elas costumam ser episódicas, com personagens independentes e raramente fixos. Essencialmente é o que precisamos saber para os introduzir aonde quero chegar.

O começo do mangá, apesar de seinen, é um pouco mais juvenil que o resto da série. É também nesta parte em que podemos localizar o OVA. O personagem é uma criança, e os mistérios que o rodeiam são bem leves e similares ao que vemos em quadrinhos franco-belgas, como Tintin, por exemplo. E que, aliás, são exatamente como os casos que encontramos no começo do mangá: histórias de aventura e investigações, com resoluções fantásticas, lógicas, óbvias ou cômicas, o que podem incluir a presença de dirigíveis até dinossauros. A história se passa em vários lugares do mundo antes da Segunda Guerra Mundial, até chegar nela e sermos transportados para o Exército Imperial Japonês, a Alemanha nazista e até Manchukuo.

O horror nesta parte inicial é inexistente, como se o autor estivesse preparando tanto o protagonista quanto os leitores para o que viria. Ou talvez, devido a necessidade de se adequar ao modelo da revista em que era publicado na época. Daí conforme o personagem vai crescendo, mais cenas de nudez vão surgindo, e aos poucos o mangá vai se preparando para o que vem em frente. O estilo visual do início da história é bastante apropriado para a época em que ela se passa, e que também é característica do próprio mangaká: linhas grossas com formas predominantemente redondas, fazendo especialmente o uso de nanquim, causando a impressão de cartoon.



Finalmente, na segunda parte da história, o universo de aventura é completamente deixado de lado para adentramos no mundo do horror de Mugen Shinshi. Aqui a linha narrativa se torna mais séria, o personagem amadurece e os mistérios tornam-se pesadelos, pois Mamiya é capaz de resolver os problemas das pessoas entrando em seus sonhos, apesar de que aqui, tal resolução não seja exatamente sempre benéfica, mas são mais como um ponto final (o que pode incluir a morte do sonhador). E nem todos os enigmas são sonhos, podendo eles serem também as pequenas histórias que os circulam.

Voltado principalmente ao drama e mais caracterizado como seinen do que previamente, o quadrinho deixa para trás todos seus pontos de comédia e a ambientação se fixa no Japão da Era Shouwa. O traçado de seu autor começa a se tornar mais detalhado, fazendo mais usos de hachura e de linhas mais finas. O folclore japonês e as lendas urbanas europeias alimentam os arcos seguintes. Mamiya se torna um homem sedutor bastante calmo, fumante, e com os tempos logo vem o álcool, a frieza, ganha a capacidade de ver fantasmas e interagir com eles, mas ainda assim, ele continua servindo os humanos.

Em seguida, o mangá se torna mais experimental, pois seu protagonista, cavalheiro e ao mesmo tempo impiedoso aos que possui aversão, ainda assim não largando mão de boas amizades e um bom vinho, agora possui as maravilhosas habilidades de transportar-se para sombras e corpos, até que finalmente, em sua última parte, Mamiya torna-se uma existência transcendental além-homem ou demônio, com um grande poder de provocar ilusões e manipular pessoas. Aliás, o mangá apresenta pequenas histórias curtas em que o protagonista não aparecem, como Crazy Anne.

Apesar de o autor preferir tratar as fases do Mugen como diferentes pessoas, é evidente que é o mesmo personagem. O horror do mangá amadurece de tal forma que o protagonista não poderia acompanhá-lo em seu ponto inicial, então seu crescimento enriquece a experiência como um todo, afinal, até um "gore mais suave" começa a aparecer. O quadrinho foi serializado em três revistas diferentes, e publicado por diversas editoras mais tarde. A mais recente publicação foi de 2013, em que o mangaká refez algumas de suas histórias anteriores com outras técnicas de pintura e com alguns finais alternativos.

Ah, leitor! E se você pudesse atravessar sombras, dimensões, entrar nos sonhos das pessoas... o que faria com suas habilidades?

ᴏ ᴀᴜᴛᴏʀ

Yousuke Takahashi é o autor e ilustrador de toda série Mugen Shinshi. Ele é especializado em histórias de horror e mistério, com mangás tanto desenhados por ele quanto aqueles apenas roteirizados, como por exemplo Watashi wa Kagome. Dentre seus trabalhos impressos, talvez os mais acessíveis sejam Mononoke Soushi, cuja protagonista faz uma pontinha em Mugen Shinshi, Man-Eater, uma coletânea de histórias curtas de horror, Gakkou Kaidan, mais uma coleção de oneshots, porém mais voltadas pro universo escolar (são de horror também) e Akumu Koushounin, em que o próprio Mugen Mamiya faz uma pontinha.

Quanto a animação, Mugen Shinshi recebeu um anime em 1987, que na verdade é apenas um OVA com uma pequena história do mangá em sua fase de aventura, com o protagonista ainda criança. Já em Yumedamaya Kidan, Takahashi participou como character designer.

Vocês podem acessar o site oficial do Takahashi clicando aqui. E uma pequena curiosidade: Kouta Hirano é um grande fã dele. Se prestarem atenção, poderão notar as referências visuais em seus mangás. E além disso, Hirano certa vez, em um dos extras de Hellsing, desenhou o Mugen Mamiya. E apesar de eu não ter mencionado antes, em Mugen Shinshi também temos um Alucard, que é o servo... provavelmente vampiro, do protagonista.

ᴄᴏᴍᴏ ᴀᴅQᴜɪʀɪʀ

Mugen Shinshi nunca foi publicado fora da Ásia, mas pode seradquirido através da amazon japonesa, assim como outros trabalhos do YousukeTakahashi.
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