☕ Olhe para o lado bom da vida: a filosofia de Fruits Basket


Há mangás de diversos temas e gêneros, que levam nossa imaginação a mundos diferentes e dimensões paralelas ou que tratam o dia-a-dia de forma cômica. Porém, sempre há aqueles em que a história vai no fundo da alma, que nos faz refletir sobre a vida e nas relações com outras pessoas.

Nesta série de posts, iremos falar sobre mangás que abordam o lado positivo de viver, afinal mesmo nos tempos mais obscuros sempre há uma luz no túnel. O escolhido de hoje é um mangá shoujo e obra de Natsuki Takaya, Fruits Basket, conhecido também como Furuba.

Fruits Basket conta a história de uma jovem colegial órfã chamada Tohru Honda, que após a morte de sua mãe, decidiu viver em uma barraca e viver às próprias custas. Coincidentemente, sua barraca ficava próxima da casa dos membros da família Souma, que possui a maldição do horóscopo chinês, no qual ao serem abraçados por uma pessoa do sexo oposto, se transformam nos animais do horóscopo, incluindo o gato. E assim a história segue com Tohru descobrindo sobre a maldição, entrando na vida deles e conhecendo cada membro da família.

O começo da história pode não cativar muito, Tohru dá a impressão de uma personagem perfeita, que sempre ajuda os outros, está sempre de bom humor e que nada pode detê-la, assim como os personagens apresentados no começo parecem não ter muita dimensão.


Porém, com o desenrolar da história, é apresentado para o leitor de forma bem pessoal, toda a complexidade das personalidades de cada personagem, abordando sobre o medo de perder pessoas queridas, exclusão, arrependimentos e culpas, etc. É daí que entra nossa protagonista perfeita, ela é tão altruísta a ponto de achar que pode mudar a vida de pessoas para o melhor e se frusta ao saber da realidade, além de preferir lidar com seus próprios conflitos internos sozinha, e todos em volta dela percebem que ela está lutando contra isso, mesmo a própria negando ou diminuindo seus próprios problemas em relação aos outros.

A importância dos dramas na história ajuda a apresentar como cada personagem se comporta e luta para encontrar uma solução dos próprios problemas e como a Tohru mostra um olhar positivo para as mazelas que a vida traz, mostrando que todas as pessoas possuem um lado bom e o sentimento de gratidão por estar presente para vivenciar momentos felizes com pessoas que te fazem feliz.

Apesar de Tohru ser a protagonista, a personagem mais importante da história toda é a própria mãe dela, Kyoko Honda, personagem responsável por carregar toda a filosofia e atmosfera contemplativa de Furuba. Ao longo do mangá, há memórias, flashbacks e histórias sobre Kyoko, como ela se desenvolveu para ser quem ela foi e como afetou a vida de todos que a conheceram, mesmo por um curto período de vida.

Sua filosofia é praticamente viver a vida como ela é, como é normal cometer erros e não perder a esperança em si mesmo e nas outras pessoas, mesmo em tempos difíceis. Há muitas frases ao longo do mangá que são praticamente um conselho que você gostaria de ouvir de alguém muito querido e que acabam virando o lema para carregar a vida toda. Além disso, mostra como ela é uma ótima mãe!


Afinal, qual é o seu lema de vida?

Por fim, o leitor acompanha todos os personagens passando por uma fase de crescimento e grande desenvolvimento no decorrer da história e também o crescimento da própria mangaká, que amadurece o próprio traço e o modo de contar a história. É uma ótima recomendação para quem curte se emocionar, mesmo não admitindo que chora lendo mangá.


Cuidado com as lágrimas durante a leitura

ᴀ ᴀᴜᴛᴏʀᴀ
Natsuki Takaya ficou mais conhecida por Fruits Basket, mas seus mangás costumam ser do gênero slice of life e/ou sobre temas sobrenaturais e fantasia. Sua vontade de ser mangaká surgiu quando ela era bem nova, influencia pela sua irmã. Seu último mangá, Liselotte & Witch's Forest, está atualmente em hiatus, sem previsão de continuação e recentemente lançou um spin-off de Furuba, com o nome de Fruits Basket Another.

Segundo comentários que ela mesma faz no meio dos capítulos dos mangás, ela não gosta de falar sobre si mesma, em vez disso prefere falar sobre jogos em que é fã, a série Final Fantasy é um deles.

Uma curiosidade não muito curiosa, ela também gosta de basebol depois de ter quebrado a mão esquerda e sofrido uma cirurgia que a fez ficar alguns dias em repouso, assim sua diversão era assistir jogos de basebol no hospital.

Você pode acompanhá-la no Twitter, enquanto ela faz emojis engraçados (´v`*)


E esse foi o primeiro post da Coluna do gato, miau! Em breve terá mais posts, aguarde!
Seguinte
« Prev Post
Anteriores
Seguinte »

✧ Como eu compro coisas pela internet